Estabeleça metas

 

É preciso entender que a economia começa nas pequenas coisas, e que após estudar o próprio comportamento (veja Finanças Pessoais: Hábitos de consumo) como consumidora é que você vai começar a conhecer suas prioridades, fazer escolhas melhores, saber priorizar o que é mais importante, e começar a equilibrar suas contas.

O conceito de equilibrar suas contas significa que, se você se deu a algum luxo sem ter tido aumento na sua renda, o ideal é sacrificar outros para que sua conta não entre no vermelho, o que você não deve fazer é querer tudo de uma vez. Anote se o que entra de dinheiro é o suficiente para cobrir os gastos, se você perceber que a receita não é suficiente, já veja o que pode ser cortado dos seus gastos antes que a situação piore.

Com as contas equilibradas você agora precisa pensar em como irá gastar e investir aquele dinheirinho que passou a ficar no seu bolso no final do mês, já presenciei muitas amigas gastando seu suado dinheiro à toa, simplesmente porque não tinham metas bem definidas do que fazer com ele, para tudo em nossa vida ser bem sucedido é necessário definir metas, depois é necessário definir os prazos da conquista de cada etapa, e traçar uma estratégia para alcançá-las.

 

O estabelecimento das metas deve ser muito bem definido, pois todo o seu planejamento será baseado nisso. Portanto é muito importante ter claro em sua mente o que você quer para si própria, independente do seu caso esteja focada em você mesma.

2014.07.02_Defina-Metas_3

Fonte: Internet

Para fazer suas metas é necessário ter uma lista realista, minha dica é: pegue lápis e papel e pense em tudo que lhe vier à cabeça, não tenha medo de sonhar, o objetivo é anotar tudo o que lhe venha a cabeça, e depois faça uma pente fino e veja o que será aproveitado, mas antes de tudo sua lista deve ser realista.

 

Após definida sua lista considere suas necessidades e priorize o que será conquistado em curto, médio e longo prazo, trace um plano, para que o plano seja mais eficaz é melhor traça-lo com as datas de cada etapa, tenha o foco e priorize seus gastos para essas metas. Você sentirá muito orgulho de si mesma quando perceber os resultados chegando.

metas1

Fonte: Internet

E vocês ? Tem traçado metas e objetivos? Como estão investindo nos seus sonhos?

Comentários

Deixe um comentário