Essa é uma das etapas mais importantes para quem deseja organizar-se financeiramente. É praticamente impossível ter controle financeiro sem estabelecer um orçamento, por isso tenha claro que você terá que adotar esse hábito no seu dia a dia.

O orçamento será um grande aliado, ele serve como um quadro da sua atual situação financeira e irá facilitar a tomada de decisões, lhe permitindo ter uma visão panorâmica, só dessa forma você irá enxergar como está gastando seu dinheiro, e o que pode ser evitado, excluído, diminuído, ou adiado para uma outra data, além de ajudar na criação do seu projeto.

Você já tem sua lista de metas, certo? ( Veja: Estabeleça metas) Agora você precisa do orçamento, ao confrontar sua lista de metas com o orçamento você irá analisar o que é prioridade, e fazer as escolhas certas, por isso ele precisa ser simples, funcional e prático. Se você tem papel e caneta não precisa de mais nada para montar sua planilha.

finanças-pessoais-site

Fonte: Internet

Para montar sua planilha é importante seguir quatro etapas bem práticas:

1º Calcule sua renda: Se você não tem uma renda fixa procure levantar a média de entrada que teve nos últimos seis meses, e considere também o que está previsto para este mês e nós próximos, assim encontrará o valor aproximado da sua renda. Se você recebe salário fixo pegue seus contracheques e anote o salário líquido.

2º Anote suas despesas na planilha: Anote as despesas separadas entre gastos fixos e gastos variáveis.

3ºColoque tudo na planilha, ela pode ser no caderno, computador, smarthphone ou tablet, o importante é que ela seja prática e esteja de acordo com sua realidade.

planilha-de-financas-pessoais-1

Fonte: Internet

Há alguns gastos que são vilões do orçamento, pois eles costumam levar boa parte da nossa renda sem que a gente perceba, portanto analise item por item, para detectar por onde sua renda está escapando, então passe a anotar todos os tipos de gastos, principalmente os menores para fazer uma análise bem precisa.

finanlas-pessoais

Fonte: Internet

Vamos começar? Quais são os maiores vilões do seu orçamento?

Deixe uma resposta